No final da página você pode nos deixar dicas, críticas, sugestões e opiniões.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

RIO MARANGUAPINHO: CHEGOU A HORA DE PRESERVAR O QUE É NOSSO!



O Rio Maranguapinho se divide em três vias que cortam o Bom Jardim (os canais) e também os bairros Canindezinho, Granja Portugal, Granja Lisboa, Conjunto Ceará e outros.
É comum ver em seu redor favelas, crianças brincando, muito lixo, além de esgoto sanitário sendo despejado nas águas.
O Rio corta as cidades de Maranguape, Fortaleza e Caucaia. É muito extenso e por conta disso limpa-lo torna-se um trabalho muito difícil, mas você já parou para imaginar como essas comunidades ficariam mais bonitas e agradáveis de morar se o rio fosse limpo?
Também sabemos que a violência se concentra ao redor dos canais. Principalmente nas áreas mais escondidas, ou seja, haveria até uma redução da violência se tentásemos melhorar essa situação, pois sabemos que assaltantes ficam esperando a população passar em "locais estratégicos" para cometerem assaltos.
É importante resaltar que preoculpar-se com o assunto não é um problema "sem importância" pois todos sabemos que o aquecimento global vem crescendo justamente porque durante muito tempo não demos a importãncia devida à problemas ambientais como esse.
No dia 13 de fevereiro o programa "cadeira na calçada", encontro esse que acontece mensalmente no Centro Cultural Bom Jardim, teve como tema a limpeza do Rio Maranguapinho e estavam presentes ONGs e moradores das comunidades para tentar encontrar soluções para esses problemas. Já sabemos que prefeitura e estado tem boa vontade em se tratando do assunto, mas não adianta limpar os canais se a população vai sujar novamente, então o que precisamos fazer é concientizar a população sobre a importância de não jogar lixo e dejetos no canal.
A proposta é se criar uma rede para trabalhar o problema da limpeza e outros que irá surgir com esses encaminhamentos.
A reunião para continuar com assunto será no dia 04 de março às 17:00 horas no Centro Cultural Bom Jardim.

Comentários: arteculturabomjardim@yahoo.com.br

Nenhum comentário: